sábado, 15 de outubro de 2011

O fim da era Jobs


 Simplesmente, o fim de uma era. Foi assim que todos nós sentimos ao saber do visionário gênio, fundador da Apple. Steve Jobs morreu vítima de um câncer no pâncreas (por qual luta contra desde 2004) ,na última quarta-feira dia 5.


Jobs revolucionou o Mundo, com suas ideias ousadas e inovadoras, que sempre surpreenderam o público.




Sob o comando de Jobs, a Apple dizia depender muito pouco de pesquisas de mercado. “Não dá para sair perguntando às pessoas qual é a próxima grande coisa que elas querem.", afirmou, em entrevista à revista "Fortune" em 2008. Em 2010, quando perguntado sobre quanto a Apple havia gasto com pesquisa com consumidores havia sido feito para a criação do iPad, Jobs respondeu que "não faz parte do trabalho do consumidor descobrir o que ele quer. Não gastamos um dólar com isso."
 Mas mesmo assim, sempre lançou coisas que foram e são do interesse de todos, sem ajuda de nenhuma pesquisa de opinião.



Mas, nem sempre esta habilidade garantiu o sucesso da Apple, como na primeira versão da Apple TV, computador adaptado para trabalhar com central multimídia que não conseguiu um volume de vendas relevantes. Mas Jobs conseguia minimizar os fracassos: no caso da Apple TV, ele dizia que se tratava de um "hobby", um projeto pessoal que não fazia tanta diferença nos planos da empresa.






O Início da Apple:

Jobs fundou uma das maiores empresas do Mundo, após ir à Índia em 1973 em busca do guru Neem Karoli Baba. O Maharaji morreu antes da chegada de Jobs, mas o americano dizia que havia encontrado a iluminação no LSD.
"Minhas experiências com LSD foram uma das duas ou três coisas mais importantes que fiz em minha vida", disse, em entrevista ao "New York Times".



A integração entre ícones representando cada uma das funções do computador, acessadas por meio de uma seta comandada por um mouse, foi a base do Apple Lisa e, posteriormente, do Macintosh.
Com este, Jobs conseguiu colocar em prática a visão de que havia desenvolvido em parceria com o amigo e sócio Steve Wozniak, responsável pela criação das soluções técnicas que fizeram dos primeiros computadores da Apple máquinas que mudaram o cenário da computação "de garagem" que vinha se desenvolvendo nos Estados Unidos nos anos 70. Agora, 8 anos após a fundação da empresa, Jobs e "Woz" apresentavam um computador que não era feito para "o restante de nós".

 Como alguém sai da própria empresa?

Apesar do sucesso que trouxe o Macintosh, Jobs acabou demitido de sua própria companhia. As disputas internas entre equipes que queriam investir no mercado corporativo e as que apostavam apenas no consumidor fizeram com que John Sculley, vindo da Pepsi à convite do próprio Jobs, convencesse o conselho de administração de que era hora da empresa se livrar de seu fundador.





 Durante a década em que esteve fora, Jobs fez dois investimentos que acabaram, de maneiras diferentes, alavancando o mito em torno de seu "toque de midas". No primeiro, pagou US$ 10 milhões pela problemática divisão de computação gráfica da LucasFilm, empresa de George Lucas responsável por franquias do cinema como Star Wars e Indiana Jones. A nova empresa foi batizada de Pixar, e após emplacar sucessos como “Toy story”, “Vida de inseto”, “Monstros S.A.” e “Procurando Nemo”, acabou sendo adquirida pela Disney por US$ 7,4 bilhões em 2006. No processo, Jobs se transformou no maior acionista individual da companhia de Mickey Mouse.

O outro investimento marcou não apenas do retorno de Jobs à Apple, mas a relação direta com o surgimento da World Wide Web, invenção que impulsionou o crescimento da internet no mundo. Com a NeXT, Jobs desenvolveu computadores poderosos indicados para o uso educacional e desenvolvimento de programas. Um terminal NeXT foi usado por Tim Berners-Lee como o primeiro servidor de web do mundo, em 1991. Em dezembro de 1996, a Apple adquiriu a NeXT, manobra que serviu para incorporar tecnologias ao grupo e trazer Jobs de volta para o comando da companhia.

 

A partir daí, a Apple teve uma época de crescimento surpreendente na história da empresa, com a criação do iPod, o iPad, a loja virtual iTunes e novo Macbook.


 Fonte:Portal G1


Observação: pedimos desculpas pelo atraso no lançamento desse post, pois não conseguimos lançar o post antes.Mas, també, prestamos as nossas sinceras homenagens a este visionário que revolucionou o Mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Gamer é do seu jeito. Precisamos da sua ajuda para deixarmos ainda mais confortável para você.
Atenção:
Não serão pubicados comentários ofensivos ou depreciativo.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...